Programa CNH Popular 2016: Como Participar

cnh-popular-2016

Dirigir um veículo, seja ele qual for, é uma grande responsabilidade, pois é preciso ter cuidado com os outros carros, pessoas de bicicleta e pedestres. Tirar uma carteira de motorista não é fácil, porque precisa passar por aulas na autoescola e testes e só depois de ser aprovado em tudo, que a carteira de habilitação será emitida.

Para ajudar as pessoas a tirarem a sua primeira carteira de motorista, renová-la ou mudar de categoria, o governo federal brasileiro criou um programa chamado CNH popular, ele começou em 2011 e tem como principal objetivo disponibilizar de graça a Carteira Nacional de Habilitação.

Programa CNH popular 2016 como participar

O CNH popular é voltado para pessoas de baixa renda que querem tirar a carteira de motorista. Para participar do programa CNH popular 2016 é preciso estar de acordo com um ou mais dos seguintes pré-requisitos: renda familiar de no máximo dois salários mínimos, desempregados a mais de um ano, pessoas sem registro na carteira de trabalho, pessoas participantes do programa Bolsa Família, estudantes de escolas públicas com bom desempenho escolar, pessoas com deficiência, pequenos agricultores e ex presidiários.

Além dos pré-requisitos citados acima, para participar do CNH popular 2016, os candidatos devem saber ler e escrever, possuam carteira de trabalho, CPF e identidade e precisam também ser responsáveis pelos seus atos para que não ofereçam perigo às outras pessoas.

Esse programa que emite carteiras de habilitação gratuitas oferece todos os anos centenas de vagas para todos aqueles que precisam tirar a carteira.

As inscrições no CNH popular 2016 poderão ser feitas em todo o Brasil no site do Detran de cada cidade. Depois que realizar a inscrição, o site do Detran criará um login e uma senha para que cada candidato possa acompanhar a sua inscrição no CNH popular 2016. Quando forem chamados pelo Detran, todos os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: original e cópia do CPF, carteira de habilitação, nos casos de renovação ou mudança de categoria, comprovante de residência atual, que pode ser conta de luz, água ou telefone, certidão de nascimento, carteira de trabalho e identidade.

Além de tudo isso, os candidatos chamados devem levar um termo de responsabilidade emitido pelo Detran no ato da inscrição e assinado pelo candidato, uma declaração de renda familiar e uma declaração escrita de próprio punho para certificar que sabe escrever e ler.

Portanto se quer tirar a carteira de motorista, renová-la ou mudar de categoria, totalmente de graça, fique atento ao site do Detran de sua cidade e quando o cadastro para o CNH 2016 abrir, não perca a oportunidade.

Compartilhe essa matéria

Gostou da matéria? Deixe seu comentário