Conjuntivite: Tipos de Conjuntivite, Sintomas, Tratamento

conjuntivite

No decorrer da vida nos deparamos com diferentes doenças e problemas de saúde mais simples, que mesmo que durem pouco tempo, causam preocupação e transtornos. Entre as muitas doenças que podem atacar as pessoas, mas que tem um tratamento mais simples, está a conjuntivite, que aparece nos olhos.

A conjuntivite é uma inflamação que ocorre na conjuntiva, membrana fina e transparente que serve como proteção da parte da frente do globo ocular, ou seja, a parte branca do olho e também protege o interior das pálpebras.

Em geral a conjuntivite ataca os dois olhos de uma vez só, dura de uma semana a quinze dias e não deixa sequelas. Essa doença pode ser aguda ou crônica e em alguns casos, atinge somente um dos olhos.

Causas da conjuntivite

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a diferentes poluentes ou substâncias, como: maquiagem, produtos de limpeza, cloro de piscinas, fumaça, poluição e muitos outros. A conjuntivite mais comum se chama conjuntivite primaveril, conhecida também por febre do feno, causada por pólen presente no ar.

A conjuntivite também pode ser causada por bactérias ou vírus, nestes casos a doença é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com objetos contaminados ou com a secreção.

Sintomas da conjuntivite

Pálpebras grudadas ao acordar, visão borrada, dor ao contato com a luz, coceira, secreção esbranquiçada, secreção purulenta, sensação de areia ou de ciscos nos olhos, pálpebras inchadas e olhos vermelhos e lacrimejantes.

Tratamento da conjuntivite

O tratamento da conjuntivite, vai depender do agente causador da doença, para a viral, não existem medicamentos específicos e para a conjuntivite bacteriana, o tratamento inclui colírios antibióticos, prescritos por um médico. É muito importante não usar qualquer colírio, pois podem agravar a doença e provocar muitas complicações.

Cuidados que as pessoas com conjuntivite devem ter

Pessoas com conjuntivite devem ter cuidados especiais com a higiene, que ajudam a controlar a evolução da doença e o contágio. Não importa se a conjuntivite é viral ou bacteriana, pois é essencial lavar os olhos e fazer compressas com água gelada que precisa ser fervida ou filtrada, se preferir faça compressas com soro fisiológico, que pode ser adquirido em farmácias ou em postos de saúde.

Apenas um médico pode dizer o medicamento correto que deve ser usado para tratar a conjuntivite e outras doenças, é o profissional que também indica o tempo de tratamento e a dosagem do medicamento.

Portanto se está com conjuntivite, procure um médico e siga o tratamento à risca, para recuperar logo a sua saúde e evitar contagiar outras pessoas.

Compartilhe essa matéria

Gostou da matéria? Deixe seu comentário