Programa Nossa Bolsa 2013: Inscrições e Edital

 Programa Nossa Bolsa 2013

O programa Nossa Bolsa é uma ação do governo do Estado do Espírito Santo, criado em 2006. Ele oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas do Estado do Espírito Santo a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.

Segundo o edital do Nossa Bolsa de 2013 só pode se candidatar o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido a nota mínima 40 pontos. Os resultados do ENEM são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no ENEM. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão.

 Como se candidatar?

Para se candidatar é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e esteja cursado o ensino médio completo em uma escola pública ou tenha cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral. Também os portadores de deficiência e  professor da rede pública de ensino básico em efetivo exercício podem concorrer a bolsa para vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

O programa possuiu anda uma reserva bolsas aos cidadãos portadores de deficiência e aos autodeclarados negros, pardos ou índios. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos negros, pardos e índios segundo o último censo do IBGE para o estado do Espírito Santo.

As bolsas de estudos serão concedidas nas modalidades parcial e integral. A bolsa integral destina-se a estudantes cuja renda mensal por pessoa do grupo familiar seja igual ou inferior ao valor de um salário mínimo e meio. A bolsa parcial destina-se a estudantes cuja renda mensal por pessoa do grupo familiar seja acima de um salário mínimo e meio até de três salários mínimos.

As inscrições para concorrer ao Programa Nossa Bolsa 2013 são feitas exclusivamente pela internet, no período entre o mês de novembro e inicio de janeiro na página: http://www.nossabolsa.es.gov.br/hotsite/index.html

Resultados

Os candidatos poderão informar-se sobre os resultados do processo de classificação do programa por também pela internet na página: http://www.sect.es.gov.br. Caso o candidato esteja selecionado ele deve ir a instituição para a qual foi classificado com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição para fazer sua matrícula junto a instituição de ensino.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

wau