Mil folhas com creme de baunilha: Sugestão de receita para o Natal

Aprenda a fazer um delicioso mil folhas para surpreender seus convidados. Nesta publicação você aprenderá como fazer um delicioso mil folhas com creme de baunilha. Além disso, você também aprenderá como montar o mil folhas e decorá-lo para deixar seus convidados ainda mais impressionados.

Quando faço mil folhas de sobremesa para meus convidados, todos ficam de queixo caído, pois acreditam que seja um doce muito complexo de se fazer. De fato, se você for fazer sua massa do zero, será uma receita bem complexa, mas hoje eu vou compartilhar com vocês o meu truque.

Mil folhas é uma sobremesa delicada, leve e com sabor surpreendente. A cremosidade do recheio, com a crocância e leveza da massa folhada, resultam num festival de sabores dentro da boca.
Tenho certeza que você vai achar essa receita muito simples.

Mas se atente as dicas que darei ao decorrer da receita, pois elas são essências para que obtenha um resultado final satisfatório. Embora seja uma receita simples, tem os seus truques para ficar incrível.

Um ponto importante a ser ressaltado é que, esse doce não é recomendado que você monte muito tempo antes de servir, pois a massa folhada pode perder sua crocância, ficando muito tempo em contato com o creme de baunilha. A minha dica é a seguinte, o passo mais demorado, é o creme. E o creme, quando você for utilizar não pode estar quente.

Então para adiantar o processo, você pode deixar o creme pronto um dia antes, e deixar guardado na geladeira, e no dia em que deseja servir a sobremesa, assa a massa e recheia.
Agora sem mais enrolações, segue a receita e o passo a passo para executa-la:

Ingredientes:

  • 2 rolos de massa folhada fresca
  • 700ml de leite integral
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 4 gemas
  • 1 colher de sobremesa de amido de milho
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Açúcar de confeiteiro
  • Frutas vermelhas

Modo de preparo:

Vamos começar pelo creme, pois ele não pode estar quente, para montarmos nosso mil folhas. Em uma panela grande, coloque o leite, o leite condensado, as gemas peneiradas e o amido de milho – se desejar, separe ½ copo do leite para dissolver o amido, antes de juntar com os demais ingredientes na panela.

Ainda com o fogo desligado, misture todos os ingredientes, até formar uma mistura homogênea.

Ascenda o fogo médio e fique mexendo sem parar a mistura, para que ela não queime e nem pegue no fundo. Mexa até o creme engrossar. Quando o creme engrossar, fique misturando por um minuto e desligue o fogo.

Com o fogo desligado, acrescente a essência de baunilha e misture muito bem.

Transfira o creme para um refratário, para que ele possa esfriar.

Enquanto o creme esfria, vamos para o preparo da massa folhada. Agora você decide o tamanho que deseja que seu mil folhas tenha. Independente do tamanho que você deseja, você precisa ter 3 pedaços iguais, para fazer a montagem do doce depois.

Após cortar a massa do tamanho que você deseja, acomode elas em uma forma e com a ajuda de um garfo, faça furinhos por toda superfície da massa folhada, para que na hora em que for assada, não cresça muito.

Leve as massas para assar, no forno pré-aquecido, a 180 graus e deixe assar por 10 minutos. Passado o tempo, verifique se sua massa já está assada por completo, se não estiver, aguarde mais 5 minutos e verifique novamente. Nessa etapa, é bem importante você ficar de olho na massa no forno, pois a massa folhada queima com muita facilidade. E também o tempo de forno varia muito, seja pelo modelo do forno utilizado e até a marca da massa que você está usando.

Quando as massas folhadas estiverem assadas, retire do forno, e se possível, transfira para uma grade, pois assim garantira que a massa não fique úmida na parte de baixo. Deixe as massas esfriarem em temperatura ambiente.

Agora que seu creme está pronto e frio e suas massas folhadas também, vamos para a montagem da sobremesa. Se quiser um resultado estético mais bonito, indico colocar o creme dentro de um saco de confeiteiro.

Pegue uma das massas folhadas que assou, e coloque no prato em que deseja servir. Em seguida, coloque uma camada do creme de confeiteiro, de forma que a espessura da camada fique com um dedo de altura. Coloque outra massa folhada sobre a camada de creme. Em cima da massa que você acabou de colocar, passe mais uma camada de creme e coloque outra massa folhada por cima.

Com o seu mil folhas montado, se quiser, já pode servir assim! Mas indico fazer essa simples decoração, que enche os olhos e enrique o sabor. Pegue uma peneira e coloque o açúcar de confeiteiro. Salpique o açúcar confeiteiro por toda superfície do seu mil folhas.

Por último, decore com frutas vermelhas e está pronta sua sobremesa. Agora é só saborear.

Compartilhe essa matéria

Gostou da matéria? Deixe seu comentário