Curso técnico Padaria: Senac, Senai

Curso técnico Padaria Senac, Senai

O setor de alimentos é um dos que mais cresce no Brasil, dessa forma as empresas e estabelecimentos buscam profissionais qualificados e especializados para atender seus clientes cada vez mais exigentes. As padarias deixaram de ser um lugar simples para comprar pães e tem aumentando sua qualidade e serviços disponíveis. Os padeiros se tornaram profissionais mais valorizados, e quem desejar atuar na área precisa buscar fazer uma especialização. Para isso cursos técnicos em Padaria, também chamados de Panificação são oferecidos por instituições de nome respeito e qualidade como o Senac e Senai.

 

Curso técnico Padaria: Senai

No Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o curso técnico é chamado de padeiro e confeiteiro, e está disponível apenas em algumas unidades. Para saber sobre vagas e valores é preciso acessar o site da unidade mais próxima da sua residência (www.senai.br). O curso serve para auxiliar as pessoas que tenham ao menos o nível fundamental completo a entrarem nesta carreira profissional. A carga horária pode variar de acordo com a unidade indo de 800 horas até 105 horas.

Na grade do curso estão matérias básicas como comunicação oral e escrita, estruturas padrão de pedido de serviço, matemática para cálculos orçamentários e quantidade total a comprar dos alimentos. Mais especificas estão algumas como ciências aplicadas em transformações da matéria-prima, fenômenos físicos, químicos e biológicos dos alimentos, alimentos e suas funções vitais, valores energéticos dos alimentos, aditivos para alimentos, microrganismos deteriorantes dos alimentos, contaminação de alimentos, higiene pessoal, matérias-primas utilizadas na panificação e confeitaria, fabricação do pão, entre outras.

 

Curso técnico Padaria: Senac

O Senac, outra instituição de renome possui cursos mais específicos para quem já está na área e já possui cursos e queira se especializar, e o curso de iniciação à panificação, feita para quem quer entrar na área. No Senac os cursos são pagos, e o de iniciação à panificação custa uma média de 1.400 reais, que podem ser parcelados. A carga horária é de 80 horas podendo variar. O pré-requisito é ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo. O aluno formado será capaz de preparar pães básicos, enriquecidos, semi-folhados, brasileiros, biscoitos e salgados, utilizando técnicas e ingredientes, saber utilizar ingredientes básicos, utensílios e maquinários de panificação, entre outros. Mais informações a respeito das unidades que disponibilizam o curso e vagas abertas podem ser encontradas no site www.senai.br.

Compartilhe essa matéria

Gostou da matéria? Deixe seu comentário