Alistamento na Aeronáutica 2013

26 (1)

Todos os anos milhares de jovens do sexo masculino se alistam no serviço militar. Com certeza é algo de extrema importância para o país e também para o jovem, pois além de ser algo que contribui para o país é símbolo da maturidade e da chegada da idade adulta.

O serviço militar é obrigatório e deve ser feito assim que a idade de 18 anos estiver prestes a se completar. É preciso que os pais instruam os filhos e desde cedo já conversem sobre qual ramo e/ou carreira deve-se seguir. A grande maioria opta pelo Exército, por motivos até mesmo de localização residencial. Entretanto a Marinha e a Aeronáutica são excelentes opções para quem deseja que a prestação do serviço militar se torne em uma profissão.

Dentre as três opções com certeza a Aeronáutica é a mais desejada. Voar é o sonho de muitos e o serviço militar na Aeronáutica pode realizar este sonho. Assim, para os que já estão na idade o período de alistamento na Aeronáutica já se iniciou no dia 04 de janeira e se estende até o dia 30 do mês de abril. O alistamento deve ser feito na junta militar mais próxima de sua residência e a escolha pela Força Armada deverá ser feita no ato da seleção. Entretanto vale lembrar que pode ocorrer de o pedido não ser atendido; e assim o jovem poderá prestar serviço em outra Força Armada ou até mesmo ser dispensado do serviço militar.

Para o alistamento é preciso estar munido dos seguintes documentos:

  • CPF (original e cópia);
  • RG (original e cópia);
  • Comprovante de residência (original e cópia);
  • 3 fotos 3×4
  • Certidão de nascimento (original e cópia).

Vale relembrar que o serviço militar é obrigatório aos jovens do sexo masculino e o alistamento deve ser feito no ano em que o mesmo irá completar 18 anos. Caso não haja comparecimento à pessoa é considerada uma devedora do Estado. Assim, há algumas implicações desagradáveis pelo não comparecimento, visto que é comum empresas, universidades e outros órgãos solicitarem tal documento.  Entretanto é possível quitar a dívida através do pagamento de multa.

Compartilhe essa matéria

Gostou da matéria? Deixe seu comentário